5 estratégias para aumentar a visibilidade online da sua empresa

Um dos grandes desafios enfrentado pelas empresas atualmente é alcançar a visibilidade online e aproveitar todo o potencial de mercado que a internet oferece. À medida em que o mundo se torna virtual, aumentar a visibilidade das marcas nesse ambiente se torna não apenas uma possibilidade, mas também uma necessidade.

Nesse contexto, empreendedores, gerentes de marketing e outros profissionais se veem cheios de dúvidas e até mesmo “desconfianças” sobre o poder da rede. Como é possível aproveitar esse potencial? Para responder a essa pergunta, separamos 5 estratégias essenciais para aumentar a visibilidade online da sua empresa. Confira:

Conheça seu público

Pesquise exatamente quem é o seu público-alvo, quem compra e usa os produtos e serviços que você oferece. Não se limite a aspectos muito gerais como “homens de 22 a 39 anos, classes A/B+”. Ao invés disso, procure construir personas realistas e humanizadas, com necessidades e desejos palpáveis, além de informações sobre comportamento e hábitos.

O primeiro passo para definir sua persona é pesquisando seus atuais clientes. Com esse tipo de informação valiosa em mãos, você poderá traçar e executar as ações digitais com muito mais precisão, atingindo as pessoas certas, na hora certa e com a mensagem certa.

Tenha um site e um blog

Sua empresa precisa de uma vitrine na internet, e as opções para isso são diversas. Um bom site institucional ou e-commerce pode agregar muito valor em termos de aspectos visuais, usabilidade e facilidade de se encontrar produtos e informações.

No âmbito do relacionamento com o público, o blog ainda é a ferramenta mais utilizada, principalmente por ser versátil, de fácil administração e de grande aceitação por parte dos usuários. É por meio do blog que você oferecerá conteúdo para atrair e engajar o público, e verificar o resultado no aumento da visibilidade da marca e nas vendas.

Produza conteúdo relevante

Falando nele, eis o carro-chefe das estratégias de marketing digital e inbound marketing: o conteúdo relevante, rico e compartilhável que a sua empresa produz, sempre em consonância com os aspectos definidos na persona ou público-alvo de sua marca/empresa.

O material produzido pelo seu negócio deve despertar a atenção do público por conta de sua utilidade e aplicação. Por isso, invista em dicas, orientações, tutoriais em vídeo, palestras e e-books que abordam temas referentes ao universo cognitivo da sua marca e que resolvam problemas e necessidades do usuário.

Ao entrar em contato com o conteúdo produzido por sua empresa, o consumidor, passará a vê-la como autoridade no assunto, o que despertará um sentimento de confiança, promovendo a criação de vínculos afetivos e reforçando o posicionamento da marca.

Faça bom uso das redes sociais

Conteúdo criado? Hora de compartilhar com a imensa base de usuários que “residem” hoje nas redes sociais. Escolha com cuidado a melhor plataforma (como Facebook, Instagram, Twitter), levando em consideração a natureza do seu negócio e o público que tipicamente a frequenta. Não se esqueça de atender bem os clientes que entrarem em contato por meio das redes sociais!

Mensure os resultados e faça alterações

O grande diferencial das ações digitais é a possibilidade de mensuração e coleta dos resultados obtidos quase que em sua totalidade. São dados de extrema valia para você, que poderá usá-los para promover mudanças em suas estratégias ou incrementar o investimentos em outras.

Aumentar a visibilidade online de marcas e empresas é uma tarefa que exige muito planejamento, paciência e conhecimento de mercado. Quer ficar por dentro de todas as novidades e ferramentas para ajudá-lo nessa missão? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

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