O que você deve planejar antes de abrir sua loja virtual

Planejar é o passo inicial para qualquer projeto, inclusive no e-commerce. As lojas virtuais estão ficando cada vez mais profissionais e requerem muita pesquisa e planejamento antes de serem abertas. Muitos e-commerces acabam fechando após pouco tempo de funcionamento, devido a falta de preparo de seus administradores.

Apesar de ser virtual, as lojas precisam planejar a logística de entregas, selecionar os fornecedores, métodos de pagamento e as estratégias de marketing para que o empreendimento possa crescer e trazer o lucro desejado.

Se você pensa em abrir a sua própria loja virtual, nós separamos alguns tópicos importantes para você se atentar na hora de iniciar o seu planning. Olha só:

Investimento

O primeiro passo é definir o valor para o investimento. Quanto você tem disponível para investir inicialmente? E mensalmente? Coloque na ponta do lápis todos os gastos mensais e quanto você precisará lucrar para cobrir os gastos. No começo, será difícil bater metas de lucro, já que a sua loja estará começando do zero. Será preciso investir um pouco mais de dinheiro do seu bolso. Portanto, é muito importante fazer todas as contas e planejar os investimentos dos primeiros meses para não correr o risco de ficar sem capital nenhum.

Local

Se a sua loja é virtual, ela não precisa estar alocada em um lugar nobre ou de muita visibilidade. O intuito é gastar o menos possível com aluguel. Se você dispõe de um espaço próprio em casa, melhor ainda. Se não, você pode optar por uma sala em um bairro mais barato. Afinal, a sala servirá apenas como depósito para as mercadorias e para a realização do trabalho diário de manutenção da loja.

Registro

Para começar um e-commerce, é necessário ter empresa aberta, passando por todo o processo de registro de empresas, que varia entre os Estados do Brasil. Com o CNPJ, você poderá emitir notas fiscais, recolher os impostos e cumprir todas as obrigações fiscais, evitando ter problemas com a sua empresa. Não se esqueça de colocar a razão social, CNPJ, endereço, telefone e meios de atendimento na homepage do seu site.

Fornecedores e entrega

Enquanto você estiver nos primeiros meses de venda, negocie preços com os seus fornecedores para pequenas quantidades de produtos e entregas. Se quiser economizar, você mesmo pode ir retirar os produtos para economizar no frete.

Para fazer a entrega aos clientes, escolha o seu parceiro logístico. Tirando os produtos de grande peso e dimensão, na maior parte das vezes, serão os Correios, devido a sua abrangência geográfica e preço. Você mesmo pode levar os produtos até uma agência dos Correios ou combinar a retirada na empresa. Analise o que é mais vantajoso e econômico para você.

Marketing

Os consumidores não virão até você se a sua loja não for divulgada. O marketing é essencial para empresas que estão começando em qualquer ramo. Se possível, procure uma agência de marketing para realizar esse serviço. Eles saberão melhor do que ninguém a como alavancar a sua empresa com estratégias de marketing eficientes.

Aproveite para ler também dicas para elaborar as descrições perfeitas dos produtos do seu e-commerce. Até a próxima!

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