O que é SEO e como utilizá-lo a favor da sua empresa

Afinal, o que é SEO? A sigla significa Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzida como Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de técnicas para otimizar o conteúdo de sites e colocá-los em um melhor posicionamento no ranking de buscas orgânicas, trazendo mais visibilidade e credibilidade.

O objetivo de aplicar as técnicas de SEO em um site é fazer com que eles atinjam as melhores posições dentro das ferramentas de buscas quando os usuários pesquisam por palavras-chaves relacionados aos sites. Exemplo: se você possui uma loja virtual de roupas infantis, o objetivo é fazer com que a sua loja apareça nas primeiras posições dos resultados quando um usuário procurar por “roupas de bebê ou roupas para bebê”.

Para entender sobre SEO, primeiro você precisa saber como o Google funciona. O Google possui um sistema de robôs, chamados crawlers, que analisam todos os links encontrados na rede, catalogam todas as informações que estão lá e acrescentam em sua biblioteca, que possui o incrível número de 60 trilhões de páginas.

Ao procurar uma palavra-chave no Google, os algoritmos avaliam por volta de 200 critérios para ranquear os melhores resultados para você. E esses critérios, em sua grande parte, são os critérios de SEO.

Quais são os fatores que influenciam no ranqueamento?

Os dois principais fatores são: link building e qualidade do conteúdo.

O Google possui algoritmos que detectam conteúdos de baixa qualidade para melhorar os resultados mostrados ao público. Ou seja, quanto mais qualidade os seus textos tiverem, mais bem ranqueado o seu site ficará.

O tamanho do texto também é levado em consideração. O algoritmo dá preferência a textos um pouco mais longos, que serão úteis e esclarecerão as dúvidas dos usuários. Os títulos devem conter as palavras-chaves procuradas e precisa despertar a curiosidade do leitor.

O link building tem um grande valor para o SEO. Se trata de adquirir links de outros sites. Quanto mais o seu link aparecer em sites externos, maior serão as suas chances de aparecer bem ranqueado. Os motores de busca utilizam os links externos para medir a popularidade e a relevância do seu site na Internet.

Basicamente, funciona como a vida real: Se um velho amigo indica uma pessoa que ele considera um excelente profissional, você irá acreditar que aquela pessoa até então desconhecida é realmente a mais indicada para o serviço que você está procurando.

Outra dica para otimizar o seu SEO é: tenha URLs amigáveis. O Google consegue identificar quando você usa as palavras chaves no endereço que redireciona ao conteúdo. O ideal é que ele seja simples, com o menor número de elementos possíveis, e que tenha relação direta com o título da postagem.

Comece a otimizar o SEO do seu site hoje mesmo! A sua empresa ficará mais visível, popular, aumentando o tráfego do seu site, e consequentemente, o lucro.

A nossa agência faz esse trabalho com diversos clientes. Se você possui um e-commerce ou deseja divulgar o seu site institucional, entre em contato conosco. 😉 Estaremos prontos para te ajudar.

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