O que é preciso para abrir um e-commerce

Muitas pessoas possuem o desejo de abrir um e-commerce, mas não sabem por onde começar. São tantos detalhes a serem resolvidos: qual plataforma será utilizada? Qual é o meu público-alvo? Quais serão os fornecedores? Como serão feitas as entregas? Essas são algumas das principais dúvidas que rondam a cabeça de que é novato no mundo dos negócios.

Se você pensa em ter uma loja virtual, nós listamos alguns pontos importantes que você deve saber antes de começar a se planejar:

Qual o seu objetivo ao abrir um e-commerce?

Ao iniciar o projeto, você deve ter em mente o seu objetivo com o seu novo negócio. Conquistar liberdade e independência financeira? Conseguir um dinheiro extra para complementar sua renda? Criar uma marca multimilionária? Dependendo das suas metas, o caminho a ser traçado será diferente. Esse será o seu ponto de partida.

Trace um mini planejamento

No seu mini planejamento, três perguntas devem ser respondidas: o que você vai vender? Para quem você vai vender? De quem você vai comprar?

As três questões são focadas nos três principais pilares de um e-commerce: produtos, consumidores e fornecedores. Eles precisam ser estudados a fundo para que você possa montar um e-commerce de sucesso.

Nicho de mercado

É hora de decidir a categoria de produtos que você vai vender. Se você gosta de moda, por que não apostar em uma loja de roupas e acessórios. Se você possui afinidade com animais, que tal um pet shop online?

Se você ainda não decidiu em qual nicho de mercado quer investir, você pode pesquisar relatórios como o Webshoppers, que é divulgado pelo Ebit. Lá você encontra informações sobre quais mercados estão crescendo e são os mais promissores, e outras informações sobre os e-commerces brasileiros.

Consumidores

Você precisa estudar os seus potenciais consumidores. Do que gostam? Qual o melhor jeito de atingi-los? A qual classe social eles pertencem?

Querer atingir um público muito amplo e sem delimitações é um dos motivos que fazem com que muitas lojas virtuais fechem as portas cedo.

Fornecedores

Separe um tempo do seu planejamento para buscar por fornecedores. Realize uma ampla pesquisa, organize planilhas, entre em contato e tente negociar preços. Converse de igual para igual com o fornecedor e informe-o sobre os objetivos da sua loja. Os fornecedores gostam quando são vistos como parceiros da loja.

Depois que esses três pilares já foram definidos, é hora de escolher a plataforma, layout do site e formas de entrega. Nós já postamos um texto em nosso blog sobre o que você deve planejar antes de abrir sua loja virtual e erros comuns em lojas virtuais que você não deve cometer.

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Até a próxima!

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