Quais são as melhores práticas de marketing educacional?

Com tanta concorrência presente no mercado, as escolas precisam investir em marketing educacional ou acabarão ficando para trás quando o assunto é gerar vendas. Entretanto, não basta estar atento à essas tendências. É preciso conhecer as práticas de marketing educacional para manter as vendas por mais tempo e fidelizar os alunos, engajar a comunidade acadêmica e manter o bom posicionamento da escola perante o mercado.

Para potencializar as suas vendas, nós listamos algumas práticas de marketing educacional para a sua instituição de ensino prosperar. Confira:

Métricas e monitoramento

Sem métricas bem definidas e identificáveis, você nunca vai conseguir medir se o seu marketing está levando a sua escola para o caminho desejado. Elas vão te ajudar a identificar se você está colocando recursos nos lugares certos e redirecionando-os para as pessoas certas. Também é necessário ter uma ferramenta para monitorar esses esforços.

As métricas do marketing educacional envolvem a taxa de retorno sobre investimento, o tempo que o aluno permanece matriculado e a taxa de satisfação desses alunos.

Presença nas mídias sociais

Ter um trabalho estratégico de comunicação nas mídias sociais, produção de conteúdo e interação é essencial para qualquer empresa, seja ela uma escola ou não. Posicione-se dentro dessas redes, criando um canal de comunicação direta e conteúdos relevantes para os seus seguidores. Essa é uma forma de mantê-los fieis e engajados com a sua página.

Marketing offline

O marketing offline também faz parte das estratégias de divulgação. Apesar de custar mais caro que o marketing digital, a instituição de ensino não deve descartar essa ideia. A sua escola pode participar de encontros sobre educação, promover eventos internos e externos para a comunidade escolar, feiras de profissões, workshops, ações solidárias, e por aí vai. O casamento entre o marketing digital e o offline pode ser a receita de sucesso para uma estratégia efetiva e que traga bons resultados.

Estudo do público-alvo no marketing educacional

Com quem a sua estratégia de marketing irá se comunicar? Com os próprios alunos ou com os pais deles? E quem são essas pessoas? Quais são as características dessas pessoas? Essas perguntas devem ser respondidas durante o seu estudo de público-alvo. Você precisa saber com quem você está se comunicando para conseguir traçar as suas estratégias. Levante também informações demográficas, hábitos de consumo e objetivos. Você pode ter personas focadas em cursos de exatas ou humanas, uma persona que represente um pai, uma mãe, e por aí vai.

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