Marketing sazonal: o que é e como aproveitá-lo

Marketing sazonal se trata daquelas campanhas que são típicas de determinada situação, estação ou época do ano. Ocorrem em um período de tempo com começo, meio e fim, e costumam ser cíclicas. Como por exemplo, campanhas de Dia dos Namorados, de Natal, de volta às aulas, e por aí vai.

Outro exemplo muito comum e praticado pelas empresas é: durante o verão, a procura por cervejas geladas é muito maior, devido ao calor. Existe um giro maior do produto durante alguns meses do ano que se encerra com o término da estação. Isso não significa que os fabricantes irão parar de vender cervejas nos próximos meses, mas as marcas acabam criando campanhas que fazem com que os consumidores relacionem o produto à uma estação.

A seguir, nós vamos dar algumas dicas para você aproveitar o marketing sazonal e usá-lo a favor da sua empresa.

Primeiro passo do marketing sazonal: planejamento

O primeiro passo de qualquer campanha é se planejar e buscar referências, e no marketing sazonal não seria diferente. É preciso colocar na balança se vale a pena colocar toda a energia e potencializar as campanhas durante o período sazonal ou se a empresa prefere dispor das ideias inovadoras para também lucrar nos outros meses do ano.

Certifique-se de não exagerar no estoque dos produtos para eles não sobrarem em grande quantidade e ficarem parados durante os próximos meses. Um bom exemplo disso são as tradicionais luzes de Natal.

Ciclo de sazonalidade

Cada região do Brasil apresenta suas características sazonais. Por exemplo, no caso do sorvete, ele apresenta um ciclo maior em regiões mais quentes e menor em regiões mais frias. Se a sua campanha é de alcance nacional, procure entender os ciclos de cada região para não cometer erros e acabar no prejuízo.

Identidade territorial

A identidade territorial também deve ser explorara na campanha de marketing sazonal. Se você está ofertando o seu produto para um lugar específico, busque elementos da cultura e da rotina dos moradores para ter referências para a sua propaganda. Dessa forma, fica mais fácil do consumidor em potencial se identificar com a sua marca e se interessar por ela.

E quando há ciclo sazonal negativo?

O que faz uma sorveteria no Rio Grande do Sul durante o inverno? A saída é mudar um pouco o cardápio e oferecer produtos que condizem com a estação, como cafés, chás, chocolates quentes e afins. Mas claro, tudo depende da sua criatividade e poder de inovação.

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