Marketing B2B e B2C: presença nas mídias sociais

Fazer marketing B2B e B2C nas mídias sociais requer planejamento e saber diferenciar os dois públicos. Não é a mesma coisa falar para clientes quando eles são empresas e quando são consumidores. Os dois têm os seus objetivos e propósitos variados.

Para entender a diferença do marketing B2B e B2C, é preciso saber distinguir as necessidades de cada um, para que as campanhas possam ser ajustadas de acordo com o destinatário final do produto ou serviço. É disso que depende o sucesso das suas postagens nas mídias sociais. Abaixo, você confere alguns passos que podem ser implementados nas ações de marketing B2B e B2C.

Para empresas B2B

As duas maiores redes sociais em que as empresas B2B devem concentrar suas campanhas são: LinkedIn e Facebook.

LinkedIn: O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo, com cerca de 200 milhões de usuários. Utilize essa rede para explicar o que a sua empresa faz, quais são os valores, metas e apresentar cases de sucesso. O SlideShare, plataforma de propriedade do LinkedIn, pode ser utilizado para apresentar esses cases e gerar oportunidades de vendas. Poste na sua página conteúdos relevantes referentes ao seu negócio, atualizações de status e destaque os produtos e serviços oferecidos.

Facebook: As empresas B2B também devem ter uma página corporativa no Facebook para construir uma comunidade, engajar com os usuários e promover os eventos do setor. Além disso, também é importante postar conteúdos relevantes, como artigos e vídeos sobre o ramo de negócio.

Para empresas B2C

As empresas B2C também devem investir no marketing no Facebook e no Instagram.

Facebook: Para as empresas B2C, o Facebook é a rede social mais forte quando o assunto é marketing. Ele é o pilar fundamental para qualquer estratégia, já que permite a criação de um grande canal de comunicação entre a empresa e o consumidor final. Aproveite para publicar os conteúdos do seu blog, vídeos, promoções e criar posts patrocinados que irão atingir pessoas que ainda não conhecem a sua marca, mas que podem virar potenciais consumidores.

Instagram: A rede social de fotos queridinha do momento se tornou parte das estratégias de marketing B2C. Por ser 100% visual, a plataforma permite exibir de forma mais interativa o produto ou a marca. Poste fotos da empresa, dos produtos e até conteúdos engraçados para chamar a atenção dos seguidores. Nos Stories, você pode mostrar os bastidores da empresa e fazer enquetes para conhecer melhor o seu público.

E claro, não se esqueça de sempre implementar novas ações e medir os resultados para saber o que funciona e o que precisa ser repensado. Boa sorte!

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