Gerenciamento de mídias sociais: como fazer?

Não é de hoje que as redes sociais são consideradas estratégias de marketing pelas empresas. Estar presente nelas não é mais um diferencial, mas sim um requisito. Com medo de ficar atrás da concorrência, muitos empreendedores começam a criar páginas no Facebook, Instagram e Linkedin, por exemplo, sem ter uma estratégia de gerenciamento de mídias sociais definida.

Além de serem ótimas ferramentas de otimização de comunicação, as redes sociais também são responsáveis por converterem novos clientes. Pensando nisso, é necessário ter um bom gerenciamento de mídias sociais com estratégias de marketing consolidadas, para que o conteúdo da sua página não seja raso e fique perdido no meio de tanta informação na Internet.

Não sabe como gerenciar essas mídias sociais? Nós escrevemos alguns tópicos que irão descomplicar um pouco as coisas para você.

Gerenciamento de mídias sociais: escolha das redes

Primeiramente, é necessário decidir em quais redes sociais a sua marca vão estar presente. O mais popular hoje em dia é o Facebook, pela sua abrangência de público e por permitir anúncios pagos, como o Facebook Ads. O Instagram também permite esse tipo de anúncio e pode ser mais efetivo para marcas de roupas, por exemplo, do que para serviços corporativos. Tudo depende de onde o seu público está. Além disso, você pode estar presente em várias mídias diferentes e usar uma abordagem para cada uma.

Gerenciamento de mídias sociais: planejamento e execução

Escolhidas as redes sociais, é hora de começar a fazer o seu planejamento estratégico de postagens. Qual o seu objetivo com as suas páginas? Captação de leads? Criar um canal de comunicação? Divulgar a sua marca? Escolha um objetivo e trabalhe o seu planejamento em cima dele.

Mas o que devo publicar? A resposta vai de acordo com o seu objetivo definido anteriormente. Se você deseja apenas divulgar a sua empresa, aposte vídeos institucionais, conteúdos informativos, fotos engajadoras e promoções ligadas a datas comemorativas.

A frequência das postagens também é um ponto de atenção. Mantenha uma certa periodicidade de postagens para que a sua página não fique com um longo período sem posts. Aposte também experimentar diferentes horários para postagens e observe o nível de engajamento e visualizações em cada hora.

Gerenciamento de mídias sociais: monitoramento dos resultados

Agora é a hora de saber se a sua gestão de mídias sociais está trazendo o resultado desejado. Para isso, você precisa definir quais métricas são importantes na sua estratégia. Existem ferramentas de monitoramento de redes sociais que irão dar dados exatos de engajamento e captação de leads, por exemplo. Basta você procurar a que mais se adequa para a sua empresa.

Com os resultados em mãos, é possível traçar estratégias mais efetivas para o seu plano de gerenciamento.

As mídias sociais não podem ficar de fora das suas estratégias de marketing. Elas são essenciais para a sua empresa marcar presença na Internet e ganhar credibilidade com o público. Leia também o nosso texto sobre como aumentar o engajamento no Facebook. E você já sabe, se a sua empresa precisa de um gerenciamento de mídias sociais profissional, pode contar conosco 😉

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