Frete grátis no e-commerce: vantagens e desvantagens

Oferecer frete grátis no e-commerce é uma das estratégias utilizadas pelas lojas para alavancar as vendas. O valor do transporte é um dos fatores que fazem que os consumidores desistam da compra no carrinho e procurem sites mais baratos para realizarem seus pedidos.

Existem diversas estratégias para fazer a promoção de frete grátis sem sair no prejuízo. Se o cliente não paga pelo serviço, o preço sairá do seu lucro. É preciso fazer um estudo e planejar as melhores condições para que a sua promoção não seja um tiro no pé da sua empresa.

Se você tem interesse em aderir o frete grátis, continue lendo o nosso post e descubra algumas vantagens, desvantagens e estratégias sobre essa tática.

Vantagens do frete grátis no e-commerce:

Novos clientes: Quem não gosta de economizar? As promoções de frete grátis atraem novos consumidores para a sua loja. Não se esqueça de investir na divulgação nas redes sociais!

Aumento das vendas: A sua promoção pode ser a oportunidade que os seus clientes estão esperando para economizar. Se o prazo da sua promoção for uma semana de frete grátis, por exemplo, o aumento de vendas durante esse período será significativo.

Diferenciação da concorrência: Saia na frente de seus concorrentes! Em um segmento tão concorrido como o e-commerce, é importante adotar promoções para se diferenciar dos grandes players do mercado.

Desvantagens do frete grátis no e-commerce:

Diminuição da margem de lucro: O valor do transporte sairá da margem de lucro da empresa. É preciso planejar a ação com cuidado para evitar prejuízo para a loja. Tente negociar com as transportadoras por preços mais baixos. Você pode utilizar o argumento de que o volume de cargas será maior caso o valor seja menor.

Estratégias:

Estipular valores e datas específicas: Uma estratégia muito utilizada pelas lojas é estipular valores mínimos de compras para ganhar o benefício de frete gratuito. Assim, você consegue calcular com mais precisão qual será o valor gasto pela empresa para o transporte.

Outra tática é aproveitar datas especiais. Consultando o calendário de datas importantes do ano, é possível planejar as ações do ano inteiro e se planejar com antecedência.

Escolher produtos específicos: Se caso o valor do transporte saia muito caro para a empresa, uma boa opção é estipular a gratuidade do frete apenas para uma seção ou produto específico, escolhendo os que possuem uma maior margem de lucro.

Escolher regiões: O valor do transporte para locais muito distantes do centro de distribuição da sua empresa pode ser muito elevado e gerar prejuízo. Se for o caso, adote a gratuidade apenas para capitais ou regiões próximas a sua.

Gostou das nossas dicas? Então fique de olho no nosso blog e nas redes sociais para mais conteúdos sobre e-commerce e marketing digital!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *