Erros de marketing digital que você não deve cometer

Apesar de ser a grande tendência de divulgação para empresas, é comum que os iniciantes nesse negócio comentam erros de marketing digital. Já existem diversos cursos sobre marketing online, gerenciamento de Adwords e planejamento de mídias sociais, por exemplo, para os interessados no assunto se aprofundarem mais e evitarem desperdício de tempo e dinheiro em campanhas falhas.

O principal objetivo é alavancar as vendas e criar uma identidade para a sua empresa. Erros de marketing digital podem gerar um impacto negativo nos números desejados e também manchar o nome da sua marca.

Nós listamos alguns dos erros mais comuns que devem ser evitados na hora de planejar suas estratégias:

Comprar listas de e-mail

Um dos maiores erros em relação ao e-mail marketing, é comprar listas de e-mail.

Primeiramente, as pessoas que irão receber os e-mails da sua empresa, não a conhecem. Elas podem ser totalmente diferentes do seu público alvo e não ter nenhum interesse no seu produto ou serviço. As chances delas marcarem as suas mensagens como spam é grande. Além disso, as próximas campanhas podem cair diretamente na caixa de spam e impedir que os destinatários vejam o que a sua empresa enviou.

O segundo ponto é que, a grande maioria dos e-mails da lista podem ser antigos e estarem desativados ou não serem confiáveis. Os destinatários dessa lista também devem receber outras dezenas de e-mails de outras empresas que também compraram endereços. A taxa de abertura dos e-mails e conversão acaba se tornando baixíssima.

Criar conteúdos sem patrocínio

O Facebook é a rede social que mais pode trazer bons resultados para a sua empresa, mas de nada adiantará produzir vários posts e não os impulsionar para que eles possam atingir uma grande quantidade de pessoas.

Para utilizar o gerador de anúncios no Facebook, é necessário investimento. Se você não está disposto a separar parte do seu orçamento para impulsionar as suas postagens do Facebook, é melhor nem perder tempo.

Posts patrocinados podem trazer resultados incríveis para a sua empresa. A taxa de engajamento é alta e redireciona muitas pessoas para o seu site.

Criar uma loja virtual e não divulgar

Todo o dinheiro investido na criação de um e-commerce pode ser perdido se a loja não for devidamente divulgada e não gerar o lucro desejado. Muitas lojas virtuais fecham cedo pela falta de preparo e divulgação feita pelos seus administradores.

Os custos são constantes, mas o resultado é recompensador.

Não utilizar palavras-chaves

Antes de criar textos e campanhas, é necessário pesquisar quais são as palavras-chaves mais buscadas pelo seu público no Google. O seu site deve ser otimizado com os termos mais buscados e as palavras mais relevantes de acordo com o volume de pesquisas.

Utilizar as palavras-chaves dentro de textos presentes no site ajudam a ranquear melhor sua página nas ferramentas de busca orgânica.

Não medir de onde os seus clientes estão vindo

Ter um pacote de Web Analytics é essencial para medir com precisão de onde as pessoas estão vindo para o seu site.

Você pode achar que o grande número de acessos está vindo de anúncios do Facebook, mas na verdade, o público veio do e-mail marketing que você enviou. Então, é claro, é nesta ferramenta que você deve investir.

Agora é hora de colocar os aprendizados em prática! Erros de marketing digital são comuns durante o começo de qualquer negócio. Basta corrigi-los e colocar a sua empresa no caminho certo. Boa sorte 😉

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *