Erros comuns em lojas virtuais que você não deve cometer

Administrar uma loja virtual não é tão fácil quanto parece. Apesar dos benefícios que o e-commerce apresenta, como flexibilidade e redução de custos, a falta de conhecimento em empreendimentos pode levar a erros comuns em lojas virtuais que comprometem o andamento do seu negócio.

Além de escolher uma boa plataforma, ter um planejamento financeiro e investir em marketing digital, há diversos outros pontos em que você deve prestar atenção para conseguir manter o a sua loja no ar e obter o lucro desejado.

Para que você não caia em nenhum desses equívocos, nós listamos alguns erros comuns em lojas virtuais que você não deve cometer.

Layout desorganizado

Um site poluído visualmente desencoraja os clientes a prosseguirem com a compra. Aposte em um layout limpo e organizado, que permitam que o cliente encontre com facilidade o que ele procura. Coloque-se no lugar do consumidor: você compraria em um site totalmente desorganizado e pobre em informações? Provavelmente não.

Aposte em um design interessante, com cores chamativas, que prendam a atenção do usuário logo no primeiro acesso.

Domínio mal construído

Dê preferência para um domínio curto e fácil. Não adianta construir uma loja em que as pessoas não saberão como escrever ou não lembrarão do nome e do domínio para poderem acessá-la. O domínio do seu site pode influenciar muito na quantidade de acessos que ele recebe. Além disso, as buscas do Google é um dos caminhos para o seu site, e isso pode ser prejudicado se o domínio não for bem escolhido.

Ignorar a avaliação dos usuários

O e-commerce é construído para os seus clientes, certo? Então, são eles que devem dizer se a experiência foi satisfatória ou não. Procure sempre ouvir o que os consumidores têm a dizer e proponha mudanças se necessário.

Convide uma pessoa que ainda não conhece o seu site para testá-lo. Observe se ela encontra alguma dificuldade em terminar o checkout, em procurar os produtos ou de encontrar o atendimento ao cliente.

Descrição pobre dos produtos

Um dos fatores decisivos para que o cliente feche ou não a compra é a descrição do produto. Nenhum cliente irá comprar um produto (ainda mais se ele for de alto valor) se as devidas informações não estiverem descritas no site. Escolha boas fotos dos produtos, capriche na apresentação e nas características, sanando todas as possíveis dúvidas.

Vídeos de demonstração ou imagens em 360º também costumam chamar a atenção dos consumidores.

Atendimento insatisfatório

Ter um bom atendimento ao cliente não é um diferencial, mas sim uma exigência. É o mínimo para que a sua empresa possa satisfazer os consumidores e crescer. O bom atendimento faz parte do processo de fidelização dos clientes. Ele se sentirá valorizado e confiante para voltar a comprar na loja mais vezes.

Leia também nosso texto sobre como aumentar a conversão no e-commerce

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