Dicas para incluir o Twitter nas estratégias de marketing

O Twitter é a mais divertida das redes sociais. Na maioria das vezes, é de lá que saem os memes que circulam no Facebook, por exemplo. O Brasil já chegou a ser o segundo país que mais utiliza essa rede social, lá pelos meados de 2010, quando o Twitter chegou em seu auge. Apesar do número de usuários ativos ter caído nos últimos tempos, os 328 milhões de contas ativas não podem passar despercebida pelas estratégias de marketing.

A rede social possui algumas características específicas, como por exemplo, o limite de número de caracteres das postagens dos usuários. Os tweets, como são chamados, podem ter até 280 caracteres. Também é importante considerar a alta quantidade de informação presente no site (cerca de 6 mil tweets por segundo) e o uso de hashtags. O site também disponibiliza uma coluna chamada Trending Topics, que mostra quais são assuntos mais falados na rede naquele momento. Com tantos pontos positivos, seria um desperdício deixar o Twitter fora do marketing.

Mas que tipo de conteúdo deve ser postado? Como chamar a atenção dos usuários para que eles se interessem pelos seus tweets? Confira as nossas dicas de como incluir o Twitter nas estratégias de marketing:

Frequência de tweets

Como dissemos, o Twitter é uma rede social com uma alta taxa de circulação de conteúdo. É necessário produzir um número maior de postagens e aumentar a frequência. O próprio Twitter disponibiliza ferramentas para que você possa entender o seu público e encontrar o equilíbrio ideal.

Use o Twitter Ads

Assim como o Facebook e o Instagram, também é possível fazer postagens patrocinadas no Twitter. Você pode escolher entre promover a sua conta, fazendo com que o Twitter sugira o seu perfil para o seu público-alvo ou impulsionar publicações específicas. Outra função da rede social são os chamados Cards. São cartões que trazem informações extras sobre um determinado tweet.

Interaja com os seguidores

Na aba “menções”, é possível ver quem está falando com você. Responda os tweets dos seus seguidores. Faça com que a rede se torne um canal de comunicação direta, sempre com leveza e descontração. A Netflix, por exemplo, é um exemplo de empresa que usa o Twitter para conversar em um tom descontraído com os seus clientes e sempre acaba viralizando na Internet, de uma forma positiva.

Você também pode dar retweet em postagens que achar relevantes ou em avaliações positivas sobre a sua empresa.

Use hashtags

Outra dica para incluir o Twitter nas estratégias de marketing é: use hashtags. As hashtags foram feitas para reunir postagens sobre um determinado assunto. Por exemplo: se a sua empresa for um salão de beleza, você pode postar diversas dicas sobre cuidados com o cabelo usando as hashtags #cabelo #cuidadoscomocabelo #produtosdebeleza. Assim, quem estiver procurando por esse assunto na rede social, poderá encontrar o perfil da sua empresa com mais facilidade.

Poste conteúdos em formatos visuais

Sabe o que também faz muito sucesso no Twitter? Imagens e gifs! Como essa rede social possui um ar mais descontraído, não tenha medo de usar memes divertidos em suas postagens. Além disso, como os tweets só podem conter até 280 caracteres, você consegue transmitir a sua mensagem economizando palavras e impactando o usuário visualmente. Uma imagem vale mais que mil palavras, né?

Incluir o Twitter nas estratégias de marketing pode trazer ótimos resultados para a sua empresa! Falando nisso, aproveite para saber quais são as ferramentas de gerenciamento de mídias sociais ideais para o seu negócio. Até a próxima!

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