Dicas para elaborar as descrições perfeitas dos produtos do seu e-commerce

As descrições dos produtos em um e-commerce são muito importantes para os resultados das vendas. Elas podem ser a diferença entre o cliente fechar uma compra ou não, estabelecem a autoridade da marca, ajudam os usuários a conhecer melhor o produto antes de compra-lo e otimiza as estratégias de SEO.

Uma boa descrição de produto atrai visitantes e pode transformá-los em clientes. Ao definir suas técnicas de SEO, não esqueça de incluir as descrições bem elaboradas, com palavras-chaves e persuasivas, de forma que “seduzam” os visitantes da página.

Confira algumas dicas para montar a descrição de produto perfeita para a sua loja virtual:

Adote palavras-chaves

Colocar palavras-chaves dentro das descrições dos produtos é uma das táticas de SEO para melhor ranquear o seu site nas ferramentas de busca orgânica. Essa técnica fará com que mais pessoas conheçam a sua marca, e consequentemente, o número de vendas irá subir. Elas devem aparecer naturalmente no título e na descrição, junto das outras características do produto. Para pesquisar as palavras com o maior número de pesquisas dentro do seu ramo de atuação, o Google Keyword Planner é ideal. Além dos termos com alto volume de pesquisa, é recomendado utilizar também os temos mais longos, por serem mais fáceis de ranquear.

Aproxime-se do público

Descrições genéricas costumam falhar em conquistar o público, já que elas não se aproximam da realidade do cliente e não oferecem uma solução. É preciso compreendê-los e falar uma linguagem próxima do seu dia a dia. Aproveite as descrições dos produtos para criar um texto envolvente, que tenha um tom de conversa e que se conecte com as emoções, para estimula-lo a concluir a compra.

Quer um exemplo? Imagine uma cafeteira. Pense em vende-la não somente como uma máquina de fazer café, mas em algo que trará um prazer enorme para o consumidor. Frases como “nada como um café quentinho antes de começar o dia” ou “aproveite o momento de paz antes de começar o dia com um café” são próximas do cotidiano e ajudam a criar uma conexão com o produto.

Liste os atributos e benefícios

O cliente precisa saber quais são os benefícios de comprar aquele produto, afinal, ele está procurando por uma solução. Os atributos e benefícios podem ficar separados da descrição principal, organizados em forma de lista.

Destaques os principais benefícios do produto para o cliente. Exemplo: “alta durabilidade – você não precisará se preocupar em adquirir outro por anos” ou “você não irá ficar sem memória no celular”. Já em atributos, destaque características como “acompanha cartão de memória de 128GB” ou “costura altamente reforçada”.

Use palavras sensoriais

Ao escrever a descrição, os atributos e benefícios, utilize palavras sensoriais para mexer com as emoções dos usuários. Eles ajudam os clientes a imaginarem como será a experiência de adquirir o seu produto. É só imaginar: o que chama mais atenção? Bolo de chocolate ou delicioso bolo de chocolate com cobertura cremosa que derrete na boca? Acho que você já tem a sua resposta. 😉

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