Conhecendo o funil de matrículas

O funil de matrículas é uma metodologia de marketing que busca entender o processo de interação entre potenciais alunos, criando um caminho que favorece o fechamento de matrículas e a diminuição de custos de prospecção. Se trata do processo de acompanhamento do cliente dentro do ciclo de vendas:  contato, cadastro de dados, atendimento, visita na instituição e confirmação de matrícula. O post de hoje vai te ajudar a traçar o funil de captação de alunos que engloba as atividades do ciclo de vendas da escola. Olha só:

Metas por etapas do funil de matrículas

Cada etapa possui um objetivo: contato, cadastro, atendimento e visita à escola. A meta é conseguir um número X de matrículas. Para isso, é preciso determinar a meta de interessados em visitar a escola, meta de contatos que precisam ser ativados, número de cadastros gerados e ações de marketing. A figura do funil vai se estreitando conforme as etapas.

Exemplo:

Com uma taxa de 50% de conversão. De 3000 contatos cadastrados, 1500 devem estar interessados, registrados e qualificados para a matrícula. Devem acontecer em média 750 visitas com intenção de fechar o contrato. Ao final, devem ser realizadas 500 matrículas, em média.

Para não ficar apenas no “achismo”, você pode estabelecer as metas de captação e conversão do funil com base no histórico da instituição em anos anteriores.

O que deve ser observado?

  • Quantos potenciais clientes entraram em contato e criaram um cadastro no último ciclo de matrículas?
  • Quantas visitas foram realizadas?
  • Quantas matrículas foram efetivadas?
  • Quais são as estratégias para melhorar os números de cada etapa do funil de matrículas?

Dessa forma, você evita traçar metas incoerentes e impossíveis de serem alcançadas. Também é possível identificar possíveis erros e reforçar as etapas que precisam de melhorias. Se a sua escola possui muitas visitas mas poucas conversões, que tal mudar a forma de como o atendimento é feito e reforçar o follow up com o pais? Pense nisso.

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