Conheça todas as etapas da segmentação de Leads

Você já parou para pensar em quão bem você conhece seus clientes? Executar uma boa segmentação de leads demanda um bom conhecimento sobre seu público-alvo — e, é claro, sobre os seus próprios produtos e serviços.

Se você entende o comportamento do seu consumidor e todas as características do benefício que oferece a ele, terá tudo para estruturar um funil de vendas com foco em potenciais clientes. Alimentados com o conteúdo certo, portanto, eles terão ainda mais chances de realizar uma compra consciente ao fim da jornada.

No artigo de hoje, você vai aprender a identificar todas as etapas de segmentação das leads, desde a atração até a nutrição. Quer saber como investir melhor seus recursos e aumentar suas vendas? Então confira o artigo a seguir!

Fase de conscientização: o início da segmentação de leads

De acordo com a metodologia do Inbound Marketing — que visa ganhar a atenção do cliente por meio de conteúdo qualificado —, a etapa de conscientização é aquela em que a persona, ou cliente ideal, tem um problema ou uma expectativa, mas ainda não sabe bem nomeá-los. 

Aqui, lançamos mão de um conteúdo mais abrangente e informativo, no formato de e-books e blog posts, a fim de educar e engajar o visitante no seu site e blog.    

Fase de consideração

Na etapa de consideração, seu visitante é uma lead que já interagiu com o material que sua marca produz, portanto, já foi evangelizado o suficiente para nomear seus problemas e expectativas. Agora, ele passa a considerar opções para resolvê-los.

É hora de instigá-lo a optar pela sua solução por meio de um material um pouco mais especializado, que lhe dê base para comparações, como planilhas e calculadoras, além de apps. 

Fase de decisão

Na etapa mais avançada do funil, a lead já está preparada e dispõe de todas as informações necessárias para que esteja apto a fechar uma compra. 

Para lidar com essa lead quentíssima e impulsioná-la a bater o martelo sobre seu produto e/ou serviço, todo cuidado é pouco: materiais como demos e cases de sucesso que envolvam sua marca são ideais.

Além disso, é fundamental disponibilizar canais como “Fale com um vendedor” ou “Fale com um consultor” para que essa lead possa resolver dúvidas específicas de última hora e, assim, eliminar toda e qualquer objeção.

A importância do pós-vendas

Mas se quiser realmente fidelizar seus consumidores — e, consequentemente, reduzir o custo de aquisição de cada cliente (CAC) —, o processo de segmentação de leads não deve parar.  

É justamente no pós-venda que tem início a etapa de nutrição de leads, com o objetivo não só de gerar uma nova venda — o almejado upsell —, mas de transformar seus clientes satisfeitos em verdadeiros promotores informais da sua marca.

Entra em ação as campanhas de e-mail marketing, por meio das quais você poderá enviar um conteúdo diferenciado com promoções e descontos para sua base de clientes, estabelecendo, assim, um relacionamento mais duradouro e rentável com todos eles.

E então, gostou desse artigo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos para alavancar suas estratégias de marketing digital? Assine agora a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade! 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *