Como utilizar o blog para fazer o marketing do seu e-commerce

O blog é umas das ferramentas utilizadas pelas empresas para expandir a comunicação com os consumidores, disponibilizar conteúdos úteis relacionados ao ramo de negócio e otimizar as regras de SEO.

Assim com o site institucional ou o e-commerce, o blog precisa ser planejado e bem estruturado. As estratégias de marketing de conteúdo ajudam a trazer mais credibilidade para a sua empresa e a posicionar o site nas primeiras posições dos mecanismos de busca orgânica.

Mas que tipo de conteúdo postar no blog? Como fazer com que ele se torne uma ótima estratégia de marketing? Confira as nossas dicas para otimizar o marketing do seu e-commerce.

Faça um planejamento estratégico

Antes de começar a produzir os conteúdos para o seu blog, elabore um planejamento com todas as postagens que você pretende fazer no mês. Mantenha uma periodicidade, como por exemplo, textos duas vezes na semana. Assim os seus leitores já saberão quando esperar por uma postagem do blog, o que auxilia no processo de fidelização dos consumidores.

Utilize palavras-chaves nos textos

Para otimizar as técnicas de SEO e melhor ranquear o seu site nas ferramentas de busca, utilize palavras-chaves dentro dos textos do blog. O conteúdo ajuda os robôs do Google a considerarem o seu site relevante para quem busca por aquele assunto, colocando-o em uma melhor posição, o que consequentemente trará mais acessos para o site.

Envie newsletters

Você também pode enviar os conteúdos do seu blog para os seus clientes via newsletter. Além da busca orgânica, a news pode aumentar muito o tráfego do blog e fidelizar os leitores. Mas não exagere na frequência! O excesso de e-mails pode fazer com que as suas mensagens sejam categorizadas como spam ou se tornam um incomodo para os destinatários.

Varie no assunto

Produza conteúdos relevantes e novos para a sua audiência. Traga dicas, novidades, textos informativos e o que mais julgar interessante para quem acompanha o seu blog. Você pode utilizar esse espaço para dar dicas referentes ao seu ramo de negócio. Por exemplo: se a sua empresa for um salão de beleza, você pode escrever textos como “Dicas para ter um cabelo mais saudável” ou “Dicas para evitar a queda de cabelo”.

Invista também em conteúdos relacionados a novidades do seu negócio. Você vai lançar um produto inovador? Aproveite para escrever um breve texto sobre ele, falando sobre seus diferenciais e vantagens de adquiri-lo.

Tenha guest posts

Uma boa estratégia para conseguir links externos e mais visibilidade para o seu blog, é ter guest posts. Convide um blogueiro de grande influência na área para produzir um texto para o seu blog ou vice-e-versa. Você irá conquistar uma nova audiência para o seu site e conseguir links que apontem para o seu site em uma página externa, o que favorece muito o ranqueamento da sua página.

Concluindo, o blog é uma ferramenta poderosa para o marketing do e-commerce ou do site institucional. Se você tem uma loja ou pensa em abrir uma, não deixe de ler também o que é preciso para abrir um e-commerce e o que você deve planejar antes de abrir a sua loja virtual. Até mais!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *