Como evitar fraudes no e-commerce

Imagine a seguinte situação: você construiu o e-commerce perfeito, com um design incrível, investiu em marketing e em fornecedores com produtos de qualidade. Mas, em uma das compras de alto valor feitas no seu site, você percebe que aquele pedido, na verdade, é uma fraude. E agora?

Essa é uma das maiores preocupações dos gestores de e-commerce. Com o crescimento das vendas online no Brasil, o comércio eletrônico também ficou mais exposto a ação de fraudadores.

De acordo com uma pesquisa feita pela Konduto, o percentual de tentativas de fraude chega a 3,83%. Diante desse número, as empresas têm optado por aderirem algumas soluções para evitarem fraudes no e-commerce. Veja algumas delas abaixo:

Certificação Digital

Por meio da criptografia, a certificação digital garante a autenticidade do site, privacidade e integridade dos dados dos usuários, evitando que possíveis fraudadores tenham acesso à essas informações.

A identificação de uma loja que possui a certificação digital é feita pelo HTTPS://, com o cadeado exibido na barra de navegação da página ou endereço pode aparecer em cores diferentes. Certifique-se de adotar essa medida antes de começar a vender seus produtos.

Intermediadores de transação

Terceirizar as transações do comércio eletrônico ajudam a combater às fraudes. A maior parte dos gateways já agregam as ferramentas de gestão de risco e facilitam as transferências entre o e-commerce e as financeiras de crédito.

Capacitação de funcionários

De nada vai adiantar um sistema de segurança excelente, se os funcionários da empresa não estão prontos para lidar com as informações sigilosas dos clientes. Capacite os colaboradores para que possam analisar e processar os dados com cautela e eficiência.

Soluções antifraude

Existem no mercado diversas ferramentas com serviços especializados em analisar o risco das transações realizadas no e-commerce, aumentando as chances de identificar transações fraudulentas. As soluções analisam o endereço do IP, endereço de entrega, produtos que estão sendo comprados, histórico de compras, domínio de e-mail, entre outras informações.

Há também empresas especializadas em realizar esse tipo de serviço. As empresas com soluções antifraudes possuem pacotes que incluem análises automáticas, manuais e fazem até ligações para confirmar as transações com os clientes. Analise qual a melhor opção para a sua empresa e também para o seu bolso, já que esses serviços representam uma conta a mais no orçamento.

Apesar de toda a tecnologia existente, os sistemas podem cometer alguns erros. 1- Mesmo com a análise, aprovar uma transação fraudulenta ou 2 – Recusar uma transação boa, o que também é prejudicial para o negócio. Você deve estar ciente para não sair perdendo, afinal, o objetivo é garantir a segurança do seu negócio.

Essas são alguns dos recursos disponíveis para evitar a fraude no e-commerce. Esse é um ponto que também deve ser incluído no planejamento da sua loja, para evitar que você perca dinheiro e saia no prejuízo.

Aproveite para ler também o nosso texto sobre o que é preciso para abrir um e-commerce e erros comuns em lojas virtuais que você não deve cometer. E até breve!

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