Cinco técnicas de maior impacto no marketing B2B

Em nosso último post, nós falamos um pouco sobre as diferenças entre o marketing B2B e B2C. Se o seu cliente é uma empresa B2B, o planejamento de marketing dela será bem diferente de uma empresa B2C. As empresas Business to Business tendem a depender de argumentos racionais para fazer uma compra de maneira lógica e que não traga futuros prejuízos, diferente do Business to Consumer, onde a relação é imediata.

Abaixo, você confere as cinco técnicas de maior impacto no marketing para empresas identificadas como B2B.

Parcerias

O marketing de parceria é uma das técnicas mais eficientes no marketing B2B. É preciso buscar empresas não-concorrentes que atuem com foco no mesmo público-alvo que a sua empresa e planejar ações conjuntas para divulgar ambas as marcas. Dessa forma, os custos da ação serão divididos e alcance da campanha será maior, o que aumenta a possibilidade de retorno para ambos.

Conteúdo para download

Disponibilizar um conteúdo relevante para download é uma das formas de gerar leads. Essa é uma técnica já adotada por grandes empresas, e que vem crescendo cada vez mais. É importante estabelecer uma estratégia de conteúdo que auxilie o público em cada etapa da compra. Um ebook pode ajudar um potencial cliente a identificar a necessidade de adquirir o seu produto.

Networking

Fazer networking é uma das formas mais eficientes para a divulgação de negócios B2B. É importante que você compareça a eventos, conferências, tradeshows e palestras referentes ao seu ramo de negócio, para promover o reconhecimento da marca. Além disso, o networking pode reforçar o seu posicionamento como referência no mercado.

Se você já possui uma grande base de contatos, a sua empresa pode promover os próprios eventos. Não precisa se preocupar em alugar espaços luxuosos. O importante é entregar experiências memoráveis, com conteúdos relevantes e insights para o seu público.

Anúncios online

O Google Adwords é uma ótima aliada das empresas B2B. O Google é a marca mais bem valorizada do mundo, e faturou mais de 79 bilhões de dólares apenas com os anúncios online. Já é mais que garantido que a publicidade funciona bem para a companhia e seus anunciantes.

O mais interessante no Google Adwords, é que a sua empresa não precisa investir valores muito altos para alcançar bons resultados. Delimite um orçamento inicial e teste o que funciona. Apesar de parecer simples, o Adwords exige um certo grau de conhecimento, para que você possa usufruir de tudo o que ele pode oferecer. Você precisa saber sobre CTR (click trought rate), bounce rate (taxa de usuários que abandonam o seu site logo após o primeiro acesso) e CPC (custo por clique).

E-mail marketing no marketing B2B

O e-mail marketing ainda é uma das melhores formas de se relacionar com a sua base de contato ou prospectar novos clientes. Vale lembrar que no e-mail, menos é mais: eles não precisam ser longos. Seja breve e direto, e priorize os assuntos relevantes.

Se a sua empresa é B2B, entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções de marketing para o seu negócio. Vamos trabalhar juntos? 😉

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