As 4 razões para a sua empresa ter um site responsivo

Com as pessoas acessando a internet por tantos dispositivos diferentes, é fundamental que o site da sua empresa seja carregado de modo uniforme, sem que haja incompatibilidade com determinadas dimensões de tela e/ou navegadores.

A solução proposta pela chamada “responsividade” é exatamente essa: fazer com que a página seja carregada para todos os tipos de dispositivos, sem a presença dos desagradáveis erros de layout, imagens mal dimensionadas ou botões que falham.

No post de hoje, conheça as 4 principais razões para a sua empresa ter um site responsivo:

1. Implementação simples e viável financeiramente

Quando uma empresa percebe que precisa alcançar os usuários de dispositivos móveis, ela precisa escolher entre duas opções:

  • Ter um site responsivo;
  • Criar um site mobile.

A maior diferença entre os dois é que o site mobile é uma versão diferente do site original — ou seja, são dois sites a serem administrados. O site responsivo continua sendo o mesmo de sempre, porém, com um design que se adapta a qualquer tipo de tela.

Em suma, implementar um site mobile exige muito trabalho e investimentos maiores, já que é necessário desenvolver uma página específica para mobile e garantir a manutenção de dois sites distintos — isso sem contar que a tarefa de adicionar/atualizar itens é redobrada.

2. Melhorias no posicionamento nos mecanismos de busca

Os aspectos de popularidade e nível de tráfego influenciam diretamente no ranqueamento do Google e os demais mecanismos de busca, detalhe que credencia o design responsivo como uma ótima estratégia de SEO!

Com vias tão diversificadas de acesso, um site que pode ser acessado por qualquer tipo de tela — seja de um tablet, smartphone, PC ou TV — é capaz de concentrar todos os acessos em um só endereço, ou seja, o seu site responsivo aparecerá nas buscas mobile!

Isso pode resultar em grandes vantagens competitivas para a sua empresa, pois passará a aumentar as vendas, estimular o engajamento do público e o seu site passará a disputar posições de frente com empresas que usam sites mobile há muito tempo.

3. Aprimoramento da experiência do usuário

Além da flexibilidade oferecida pelo design responsivo — o que elimina diversos erros que afetam a experiência dos usuários —, outra vantagem está no tempo de carregamento da página.

Para se ter ideia da importância que a performance tem para os resultados, de acordo com um estudo realizado pela Dynatrace, os usuários aguardam em média até 2 segundos para o carregamento de uma página; a partir do terceiro segundo eles tendem a abandonar o site.

Com isso, otimizar o site como um todo — o que envolve a implementação de um design responsivo — é essencial para que as vendas, assim como o posicionamento no ranking do Google, não sejam prejudicados.

Além disso, quando uma empresa se preocupa em proporcionar a melhor experiência possível aos seus consumidores, ela passa a ganhar uma imagem de inovação e alinhamento com as necessidades do público — que está cada vez mais exigente.

4. Adaptação para as tecnologias futuras

O futuro está cada vez mais ligado aos serviços de internet e as telas, por isso é muito importante que a sua empresa esteja preparada para as novidades que chegarão nos próximos anos.

Partindo dessa preocupação, ter um site responsivo é uma garantia de que o seu site ou blog já está pronto para atender as próximas demandas, mesmo que ainda não se saiba quais serão suas características, funcionalidades, dimensões de tela etc.

Agora que você já conheceu as principais razões para ter um site responsivo, que tal começar a colocar as suas novas ideias em prática? O quanto antes a sua empresa implementar, mais oportunidades de negócio a sua empresa deixará de perder!

E você, quer ficar por dentro das novidades que estamos preparando para te ajudar a alavancar seu negócio? Então curta a nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *