5 problemas comuns dentro de gestão empresarial e como resolvê-los

Uma empresa é a soma de diversos setores, cada um com suas metas e peculiaridades. Assim sendo, é importante ter em mente que cada parte do empreendimento precisa de um olhar calibrado para suas necessidades.

Não saber disso é um dos problemas que os empresários mais enfrentam no comando de seus negócios. Para te ajudar a evitá-los de uma vez por todas, resolvemos trazer neste post os 5 erros mais comuns na gestão empresarial. Confira!

1. Processos seletivos ineficientes

Contratar alguém é fazer um investimento. Alguns empreendedores esquecem-se disso e deixam os processos seletivos fragilizados. O resultado? Uma rotatividade alta, que prejudica os projetos em andamento e faz com que mais recursos tenham que ser destinados a procurar um colaborador ideal para aquela função.

Ou seja, desperdício de tempo e dinheiro — duas coisas que jamais devem ser jogadas fora.

2. Produtividade

Você está com uma equipe afinada, profissionais engajados, que estão dando o seu melhor pelo projeto. Então, será que fazer várias reuniões com eles significa aproveitá-los?

O excesso de reuniões impacta diretamente a produtividade da equipe, quebrando o ritmo de trabalho. Conversar com o time todo é fundamental, mas sempre na medida certa.

3. Inabilidade para lidar com pessoas

Uma empresa não é feita apenas de números, mas, principalmente, de seres humanos. Isso deve ser levado em conta na gestão empresarial.

A falta de habilidade na hora de lidar com um cliente ou funcionário irritado, magoado, ou estressado pode fazer com que um pequeno atrito transforme-se em um grande problema. Evite expor as pessoas, deixe-as falarem e demonstre que você deseja ajudá-las.

Na hora do incêndio, seja bombeiro e não incendiário.

4. Falta de planejamento

Um dos grandes erros da gestão empresarial é não ter um plano detalhado com as metas que devem ser alcançadas. Já diz o ditado: “para quem está perdido, qualquer caminho serve”. Ter um horizonte otimiza a tomada de decisões, ajuda na correção de erros, além de tornar os investimentos da empresa mais certeiros.

Por isso, acompanhe a movimentação do mercado e analise com atenção os números da empresa.

5. Falta de transparência na tomada de decisões

Isso impacta a relação com a equipe e pode causar um dano irreversível à imagem do seu negócio. Tome cuidado para que suas decisões não soem autoritárias e, muito menos, que não pareçam ter credibilidade.

É necessário estabelecer confiança na gestão empresarial e para conquistá-la é preciso clareza. Assim, decisões podem ser discutidas e aperfeiçoadas, evitando problemas e criando um espírito de equipe.

Gestão empresarial é estratégica!

Ter uma gestão empresarial bem alinhada com os valores da empresa e seus objetivos torna o trabalho mais claro, agradável e eficiente, evitando prejuízos no caminho. Esteja sempre atento ao que acontece na sua empresa e no mercado. E saiba ouvir para aproveitar seus momentos de fala. Essa é uma peça-chave na gestão empresarial!

E por falar nisso, como anda a comunicação da sua empresa nas redes sociais? Todo mundo sabe das possibilidades que a internet proporciona, por isso, é importante estar atento a elas. Veja agora os 10 erros mais comuns ao utilizar links patrocinados e aprenda a evitá-los!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *